Professor da Rede Estadual incentiva pesquisa e engaja estudantes em aula de Matemática

No município de Sapezal, o professor de Matemática Marcelo Moraes, da Escola Estadual André Antônio Maggi, transforma a maneira como os alunos do terceiro ano do Ensino Médio enxergam a disciplina e busca aproximá-la da realidade dos jovens, através do projeto “Desenvolvendo competências em Análise de Dados Estatísticos de Variáveis Qualitativas e Quantitativas”.
O projeto, que envolve a coleta, organização e análise de dados, desmistifica a ideia de que a Matemática é distante da vida cotidiana.
Pela metodologia do educador, a Matemática se torna ação da vida real. De início, os estudantes são divididos em grupos de seis. Então, cada grupo escolhe temas com variáveis qualitativas e quantitativas para investigar, elaborando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Entre os temas pesquisados, estão as preferências culturais, os hábitos de saúde e a cor da pele dos estudantes, entre outros.
“Essa abordagem prática proporciona aos alunos uma experiência real de pesquisa, tornando a Matemática uma ferramenta útil e aplicável. O projeto não só desenvolve habilidades analíticas, mas também incentiva a curiosidade e a autonomia dos estudantes”, destaca Marcelo.
Após a tabulação dos dados, são produzidos gráficos e tabelas para representar os resultados de maneira atrativa e acessível. “Para que ela se torne mais significativa, a Matemática deve ser conectada ao cotidiano dos alunos. Isso está alinhado ao que busquei aplicar quanto aos conceitos estatísticos em situações reais, como a investigação de dados na comunidade escolar”, diz.
Por fim, o professor ajuda a turma a identificar os padrões e tendências presentes nos dados, incentivando uma discussão sobre o que haviam encontrado e, inclusive, comunicando os resultados para o restante da escola. Desde o início, a intenção era desenvolver nos jovens o pensamento crítico e analítico, alinhando a sua prática à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Marcelo analisa que essa prática ajuda os estudantes a desenvolverem a competência matemática de forma mais ativa, lúdica e contextualizada. “A dificuldade na aprendizagem da Matemática, muitas vezes, está na abstração dos conceitos”, observa. Para ele, o maior desafio foi tornar os dados e as análises estatísticas mais acessíveis, utilizando recursos concretos e próximos da realidade dos alunos.
Depois do sucesso em sala de aula, o professor criou um curso de formação gratuita e on-line aberto a toda a sociedade. O curso apresenta o que são metodologias ativas e mostra as estratégias e caminhos para sua aplicação na educação básica, além de recursos pedagógicos que podem potencializar o trabalho dos educadores e incentivar o protagonismo dos estudantes. O conteúdo pode ser acessado por meio do site escolasconectadas até o dia 28 de março.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online