Relatório de Ação Governamental de 2023 é apresentado na ALMT

Relatório de Ação Governamental de 2023 é apresentado na ALMT

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública para apresentar o Relatório da Ação Governamental (RAG) do ano de 2023. O secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital de Mato Grosso, Sandro Brandão, conduziu a exposição dos principais pontos deste documento elaborado pelo Governo Estadual, que possui cerca de 2500 páginas.

Brandão resumiu a apresentação destacando que essa é uma audiência importante em que se encerra tudo o que foi planejado para ser executado no ano de 2023. Segundo ele, tudo foi apresentado de forma muito transparente e a grande maioria dos resultados são altamente positivos, com as metas sendo entregues conforme o planejado e uma alta performance das políticas governamentais.

O secretário citou como exemplos as principais áreas, como a saúde, com a população percebendo os atendimentos, a distribuição de remédios e a construção de novos hospitais, bem como as rodovias, com mais de 800 km de novas vias criadas apenas em 2023, e o aumento no número de escolas integrais.

De acordo com a apresentação, 72% das metas tiveram resultado positivo, 91% dos objetivos estratégicos foram cumpridos e a execução financeira atingiu 89% do planejado. Nos eixos de Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Pública Moderna e Eficiente, os índices de cumprimento das ações ficaram em torno de 80 a 86%.

O presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Carlos Avallone (PSDB), questionou alguns dados, especialmente relacionados aos programas de Gestão de Riscos e Desastres, e pediu ajustes nos indicadores da Assistência Social para refletir melhor as ações realizadas.

Avallone elogiou a competência dos técnicos, a clareza nas apresentações e a boa gestão financeira do estado, ressaltando que os ajustes necessários serão feitos com o apoio da Assembleia Legislativa.

O Relatório da Ação Governamental (RAG) de 2023 conta com 217 indicadores, 469 ações e 671 produtos, distribuídos entre as 17 secretarias do governo, e foi construído por mais de 380 pessoas do Poder Executivo Estadual.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *