Operação Nexus cumpre mandados contra criminoso que comandava envio de armas e drogas para a Bahia
Equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) dos estados de Mato Grosso e Bahia realizaram, na manhã desta quarta-feira (06.11), em Cuiabá, mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas de membros de uma facção baiana que estavam foragidos na capital mato-grossense.
Os mandados foram executados com apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar e foram emitidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá.
O principal alvo da Operação Nexus foi detido em uma casa no bairro Coophema, em Cuiabá, enquanto outros mandados de busca foram cumpridos no bairro Nova Esperança, também na capital.
As investigações indicam que, a partir de Cuiabá, os criminosos gerenciavam o envio de armas e drogas para abastecer a facção que atua na Bahia. Um dos envolvidos, Djavan Santos Conceição, conhecido como ‘Malhado’ ou ‘Ed City’, está entre os mais procurados na Bahia e é identificado como o “Rei de Copas” no Baralho do Crime, um projeto criado em 2008 pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para divulgar criminosos foragidos.
Os alvos da Operação Nexus estão sendo investigados por crimes como tráfico de drogas e homicídios contra membros de uma facção rival, incluindo duas chacinas em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, além de assaltos a caixas eletrônicos. Eles também são suspeitos de estarem envolvidos na execução de policiais baianos que atuavam no combate ao crime organizado nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari, ambas na Bahia.
A FICCO-MT é uma força integrada que inclui a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, com o objetivo de atuar em conjunto no combate ao crime organizado no estado de Mato Grosso.